16 de dezembro de 2020

Handcap... Não equilibra e nem ajuda

 Este é um assunto muito delicado quando se trata da realização de torneios, segundo alguns organizadores, sem handcap não há a possibilidade de realização, segundo os jogadores, os mais fracos é claro, não há chance de vitória, mas a verdade é uma só. O HANDCAP não ajuda em nada o esporte.

Alcenir em disputa
Neste momento compartilho da mesma opinião do Alcenir de Volta Redonda que descreveu com uma precisão magnifica, abaixo em negrito o texto extraído em sua integra. 

"A maioria daqui sabe a opinião que tenho quanto a torneios de handcap. Nunca fui e nunca serei favorável a este tipo de "tentar se equilibrar forças"  mas não vou me estender mais nesse assunto.    A forma mais eficaz que todos os esportes encontraram para resolver este problema de forças desiguais , foi a criação de categorias,  séries,  grupos, níveis ou seja lá como quiserem chamar. Eu prefiro chamar de categorias.  

Quando jogamos com competidores/atletas que sejam de "forças parecidas , a competitividade aflora, o interesse cresce, o entusiasmo aumenta e o esporte ganha, é assim como crescem os atletas.

A sinuca, que tanto amamos,  não precisa de desigualdades tentando ser niveladas, mas sim, precisamos que as desigualdades sejam respeitadas e valorizadas.

Qual o mérito de ganharmos levando vantagem?

Qual o demérito de perdermos , pois demos alguma vantagem?

 Isso mascara o esporte e as verdadeiras forças. Sempre teremos os bons, os médios, os piores , os melhores e os "fora da curva". Para mim o melhor taquista do estado do Rio de Janeiro, é o Zico, não só pelos resultados atuais, mas por toda trajetória e desempenho que obteve ao longos dos anos. Portanto vamos refletir em "categorizar" nosso esporte, é bom jogar com os melhores,  mas a competitividade supera este prazer, o equilíbrio de forças e saudável e não são 7, 14, 21 ou sei lá o que inventem, é  que fará a diferença entre os atletas. Os melhores continuarão sendo melhores. 

Por quê?

Porque são MELHORES, simples assim".

Franki, um campeão sem méritos
Em relação a esta explanação extraordinária temos duas historias que vai de encontro com as palavras do atleta Alcenir, uma delas aconteceu a alguns anos com o atleta Franki que ao vencer um evento recebendo na final uma considerável vantagem de pontos, e aproveitando essa vantagem acabou se sagrando campeão, mas esta conquista é sempre motivo de conversas depreciativas alegando que sua vitória não foi merecida. Como o próprio atleta costuma frisar é que ele não se achou um digno merecedor, e um título que pra ele não tem valor, pois ele acredita que o handcap o tirou os méritos da conquista.

Paulinho define apenas como decepcionante o episodio.
Outra aconteceu, e está foi agora bem recentemente, foi com o atleta Paulinho que ao derrotar um renomado atleta da sinuca paulista, ficou decepcionado com a atitude deste atleta, que no linguajar mais objetivo, começou um verdadeiro barraco, ficou dando chilique, dizendo, falando e alegando muitas coisas que não se deve fazer durante um evento, entre tais coisas chegou até alegar que a organização era de índole duvidosa, por um atleta ganhar tantos pontos. Paulinho que apesar de sua qualidade, e de sua vitória ficou decepcionado de como o handcap é usado tanto para favorecer, quando para desmerecer.

Como muitos atletas costumam dizer, que é preciso engordar o bolo e sem o handcap não se consegue engordar o bolo, mas pergunto, baseado em alguns pontos de vista, que bolo realmente precisa ser engordado????  

Por que o que vem acontecendo é que o único bolo que tem engordado é o da discórdia, os de reclamações, a cada dia que se passa temos menos organizadores de evento, e os poucos que se dispõe a fazer acaba em alguns casos até sendo ofendido, criticado e ainda os tais "pseudo atletas" ainda falam mal do torneio, da premiação, das mesas, de tudo, mas não são capazes de fazer uma auto criticas sobre suas próprias atitudes.

Temos como uma luz no fim do túnel o nordeste onde ainda temos grandes eventos onde se preza pela qualidade do atleta, onde o campeão sai de um jogo em que ele realmente esteve melhor, onde o atleta teve que superar todos os desafios de uma final onde apenas ele é responsável pelo resultado, e não tem como ser contestada a sua vitória.

Será que quando ouvimos histórias não tão distantes referente os tais interestaduais onde participavam muitos tacos fortes, alguns deixavam de participar por esses eventos não terem handcap? 
Ou será que os atuais atletas não tem o mínimo de competência para rivalizar com os grandes nomes do esporte na atualidade?

A grande verdade é que a cada dia temos menos renovação no esporte, muitos pararam de competir, os motivos são os mais diversos, mas o handcap com certeza é um deles.

O que realmente precisamos é ser unidos e fazer um fórum de discussão para a padronização da sinuca brasileira. Uma sinuca forte, organizada, com as categorias corretas, e principalmente unida em prol unicamente do sucesso como esporte.

Um comentário:

  1. Quando é para engordar o bolo, mais que merecido os pontos
    Agora um torneio que não envolve dinheiro, não tem Porque handicap

    ResponderExcluir

Vem ai a Copa Master.

As inscrições estão abertas para a XXV COPA MASTER. A competição será disputada na modalidade Six Red’s e este é um evento oficial oficial d...