Reconhecido desde os primeiros anos como um grande talento, o chinês Zhao deu o primeiro passo para cumprir sua promessa ao vencer o segundo maior evento de sinuca. Aos 24 anos, ele é o mais jovem vencedor do Campeonato do Reino Unido desde que Judd Trump venceu em 2011.
A forma como a vitória de Zhao ocorreu, enfatizou todo seu potencial, sua capacitade de construção de tacadas, sofisticação em seu posicionamento, e com um temperamento imperturbável são todos atributos de grandes campeões. Se ele pode se tornar um vencedor regular talvez seja difícil de afirmar neste momento do esporte, resta saber, mas o sucesso deste evento dá a sensação de um grande avanço para este canhoto.
Zhao, que nunca havia disputado uma final de eventos doo ranking, se torna o quarto jogador da China a conquistar um título valido pelo ranking, juntando-se a Ding Junhui, Liang Wenbo e Yan Bingtao. Ele também é o quarto vencedor não britânico em 44 anos de história do Campeonato do Reino Unido, juntando-se a Ding, Patsy Fagan da Irlanda e Neil Robertson da Austrália.
No atual ranking mundial, ele sai da 26º posição e vai para o 10º e com isso fará também a sua estreia no Cazoo Masters contra John Higgins no próximo mês. Outros beneficios desta vitória de Zhao incluem uma vaga no Cazoo Champion of Champions do ano que vem e quase certamente um lugar em todos os três eventos da Cazoo Series nesta temporada.
| Momento antes de iniciar a grande final |
Esta foi a primeira final de um UK Championship entre dois atletas não classificados no top 16 primeiros do ranking mundial.
O belga Brecel foi o primeiro jogador da Europa continental a competir em uma final da Tríplice Coroa, mas perdeu a chance de dobrar sua contagem de títulos no ranking, tendo vencido o Campeonato da China em 2017. Após sua tremenda exibição ao derrotar Kyren Wilson por 6-4 no semifinais com quatro tacadas centenárias, o jovem de 26 anos não conseguiu reproduzir o mesmo nível na final e foi derrotado na maior parte da disputa final. Com o vice-campeonato ele sai da quadragésima colocação do ranking para a decima oitava posição no ranking.
“Estou tão feliz esta noite, é meu sonho tornado realidade”, disse Zhao, apelidado de Ciclone. “Estava confiante porque quando treino penso que posso fazer tudo, por isso queria ser campeão. Foi muito gostoso no final, o momento foi tão bom, vou lembrar. “Acho que pode ser o meu novo começo, posso ter mais confiança para ganhar mais torneios. Acredito que posso fazer isso porque foi minha primeira vez na final e ganhei o troféu. “Vou para casa dormir bem e quem sabe amanhã fazer karaokê… Vou cantar We Are The Champions! Vou tentar no próximo ano ser Campeão do Mundo. ”
Agora é fato que esta temporada promete muito para os fãs deste esporte magnifico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário