21 de maio de 2011

PARA O BEM DA SINUCA BRASILEIRA

Por eu não ter respostas para as perguntas abaixo, sobram-me conjecturas.(Obs: na exposição chamarei de ingleses todos aqueles atletas que participam dos mundiais de sinuca)
 - Por quais razões tenho a impressão de que os ingleses realizam a tacada de sinuca com mais facilidade e simplicidade do que nós brasileiros?
- Por quais razões pouquíssimos brasileiros tem sucesso em mundiais de sinuca?
- Por quais razões as tacadas dos ingleses são infinitamente mais suaves que as dos brasileiros e, assim mesmo, produzem resultados muito práticos e plasticamente bons de serem vistos?
 Agora passo a conjecturar: Diariamente assisto sinuca de uma forma ou outra (Internet, DVD, etc). Quando assisto os melhores jogadores do Brasil, invariavelmente tenho a impressão de que as bolas de sinuca jogadas por estes pesam o dobro do que as dos ingleses. Embora as mesas de sinuca dos brasileiros sejam menores que as dos ingleses, tem-se a nítida impressão de que é o contrário. Também invariavelmente, tenho encontrado nos diversos torneios em que participo, as bolas brancas completamente sujas e grudentas(em alguns casos começa o torneio com bolas limpas mas logo sujam), que torna a prática do esporte um verdadeiro paradoxo. Ou então por quais razões as mesas de sinuca seriam forradas com um pano tipo feltro e não com uma borracha? Seria para que as bolinhas rolassem mais suavemente ou para que pudessem também deslizar mais suavemente?
Pretendo neste momento esclarecer algumas das conjecturas: - Para que eu não produza mais uma das asneiras que os meus ouvidos cansaram de escutar (P/ex: ... lá em Salvador tinham passado silicone nas bolas de sinuca; a bola branca não pode ser limpa com silicone/cera/etc; ...etc) fiz a experiência prática: - Fui ao clube e peguei 03 (três) bolas brancas e, com os produtos comprados no mercado, limpei uma com silicone gel e outra com sabão liquido e água corrente, a terceira deixei suja e grudenta; com duas varetas e um cubo de madeira construí uma rampa que na parte mais alta tinha 25 cm e na mais baixa 0 cm, o comprimento 40 cm. Com a rampa e/ou também com um taco de sinuca fiz quase uma centena de testes e posso afirmar que o comportamento das bolinhas limpas com silicone ou sabão e água foi 100% idêntico enquanto o da bolinha suja e grudenta foi totalmente diferente. Então, por quais razões muitos dos nossos principais atletas de sinuca tem aversão para jogar com bolinhas limpas? Chegam ao cúmulo de dizer que é por causa do silicone, ou da cera, ou de qualquer produto utilizado que apenas remove o “sebo” da bola branca. É claro que a bolinha fica com uma camada micrométrica de silicone, mas que os testes práticos provaram que não interfere em nada no comportamento da branca se comparado com o comportamento da bola lavada com sabão e água. Ou também não pode limpar a bola com água e sabão?
Limpar as bolinhas com silicone gel é muito mais fácil e prático do que com água e sabão (é só ter um pequeno tubinho de silicone gel e um pano de algodão bem seco). O mito de por a culpa SOMENTE no forro da mesa (o pano não é o mesmo dos ingleses) salvo melhor juízo, cai por terra.
Depois das conjecturas e explicações, talvez possamos tentar responder a algumas ou a todas as perguntas feitas inicialmente.
Solicito a todos que reflitam sobre o assunto!!!
Astor Dahlem - Ninguém ama mais a sinuca do que eu.

Matéria especial escrita por Astor Dahlem, realizando testes sob vários aspectos com as bolas de sinuca, desmistificando vários mistérios desse complexo jogo chamado snooker.


Matéria extraida do site: http://www.pontodasinuca.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem ai a Copa Master.

As inscrições estão abertas para a XXV COPA MASTER. A competição será disputada na modalidade Six Red’s e este é um evento oficial oficial d...