2 de agosto de 2011

Desabafo de um ex-dirigente

  Este é um relato de Nunes que foi presidente da extinta federação Sergipana de sinuca, onde ele conta o que nós conhecemos bem, que é a falta de pessoas comprometidas com o esporte e se aproxima visando apenas o lado financeiro, que não podemos deixar de lado é claro, mas também como o pensamento humano é falho e mesquinho, sabemos que este tipo de pessoa tem em todos os lugares, mas leiam o desabafo:
"Como você bem sabe, os sinuqueiros que não têem federações, vivem em salões ou nos clubes, praticando sem objetivo nenhum, num desses dias, alguem comentou que haveria um campeonato Brasileiro em caldas novas, Goiás, na pousada do rio quente e conseguiu um vídeo, vendo aquilo, eu fiquei na vontade de participar, mas, para isso acontecer, teríamos que fundar uma federação, quatro ou cinco abnegados deram as mãos e corremos atrás da documentação e de pessoas necessárias para assumir a mesma, conseguimos, imediatamente filiamo-nos à CBBS e partimos para a realização de campeonato para formação do ranking, fizemos o primeiro em um salão de sinuca daqui, com muito sucesso, ainda na regra brasileira, eu fui o campeão e como só tinhamos uma vaga para o estado, fui representa-lo no Brasileiro, com sete ou oito atletas daqui, me acompanhando, pagando despesas do próprio bolso, só para assistir e eu saindo-me mais ou menos bem, vencendo partidas de feras como o Igor que na época era o campeão Brasileiro e do Noel e mais alguns outros que me falha a memória agora, lembrando que nessa época eu ainda trabalhava e era campeão de quase todos os torneios e campeonatos por aqui, no ano seguinte, eu aposentei-me e abrí um salão de sinuca com 6 mesas oficiais e já era presidente e diretor técnico da federação, acontece que, não passou pela minha cabeça e ninguem me alertou para que eu não participasse dos campeonatos, pois seriam realizados no meu salão, que tinha toda a infraestrutura e mesas necessárias para o evento, após a realização de dois campeonatos, já na regra inglesa com seis vermelhas, que também venci e representei o estado nos eventos nacionais, surgiram as conversinhas e críticas sobre a minha participação nos referidos campeonatos, o problema foi que, antes do salão, eu ganhava quase tudo e todos me apoiavam, mas, com o advento do meu salão, eles tinham que pagar o tempo para jogar ou treinarem, e aí a coisa mudou de figura, pois, eu era o presidente, diretor técnico, dono do salão, campeão do estado e 1° do ranking, a inveja falou mais alto e começaram a esvasiar o meu salão, fazendo com isso que a federação não tivesse mais campeonato e ninguem mais poderia participar dos eventos nacionais, tomei um prejuízo de 70.000,00 reais, pois tive que fechar o salão e os responsáveis por tudo isso, não tiveram coragem de manter a federação em funcionamento, o problema era minha participação nos campeonatos, chegando ao ponto de no quarto evento, eu ter que abrir o jogo na final, com meus filhos, minha esposa, minhas irmãs, minha mãe e funcionárias do salão, todos chorando, vendo eu fazer isso para que um deles fosse pro nacional, assim o fiz, pensando que acabariam os problemas da federação e do meu salão, ledo engano, não melhorou em nada, o atleta que foi pro brasileiro, foi eliminado na primeira rodada, ficando a semana inteira assistinho os outros jogarem e voltou com mais raiva ainda..., e tive que fechar as portas, esse mesmo abriu um salão com quatro mesas oficiais, mas, não ativaram a federação, pois, era muito trabalho, o que eles queriam mesmo era que eu parasse de jogar, e conseguiram, passei 7 anos sem jogar uma partida sequer, voltando às minhas pescarias que foi quem amenizou o sofrimento de ver quase todo o Brasil jogando oficialmente e nós de fora, tivemos belos campeonatos, bem organizados e com boa premiação para os melhores classificados, voltei a jogar em junho de 2010, sozinho, como você pode ver em meus vídeos. (vejam o videos)
 Voltei também a dar aulas a iniciantes e produzindo dvd,s com dicas de treinamentos de sinuca, que vendo aqui e em todo Brasil, não porque precise, mas, sim por puro prazer de ensinar e ver o resultado com os atletas melhorando o jogo...não vejo nenhuma possibilidade de reativação da federação, pois, quem tem as condições de faze-lo, só pensa em lucro e não quer ter trabalho nenhum, infelizmente, vejo uma seletiva sendo realizada e não posso participar por motivos óbvios, fico muito triste com isso, por isso que você me vê nos sites, nos vídeos e nos e-mails que mando pra vocês, um certo exagero no humor, para esconder minha mágoa com o pano verde...por outro lado, qual seria o certo de minha parte, filiava-me à federação Bahiana, pegava meu carrinho e ía quando tivesse rodada e tinha deixado eles disputando por aqui, mas, como disse, não passou pela minha cabeça e ninguem me alertou, pois, antes do salão, todos eram meus amigos e me acompanhavam em todos os eventos pagando do próprio bolso as despesas...eu as vezes pagava as taxas da CBBS do meu próprio bolso, para que ficássemos em dia com as obrigações federativas e não empatasse ninguem de participar dos eventos nacionais por ela realizados...perdi muito tempo e dinheiro, mas não me arrependo, pois, foi um sonho realizado, mesmo por pouco tempo...e voltei mais forte e experiente, eles assistem os meus vídeos e aparece um por um no clube onde jogo, só para confirmar minha fase...caso por um milagre alguem a reative, morrerei sendo campeão...foi mais ou menos isso o que realmentre aconteceu...Esqueci de contar que no meio disso tudo, minha mãe faleceu no dia de abertura de um dos campeonatos e eu não cancelei, fiz o enterro, voltei, organizei, participei e venci, após isso peguei uma depressão que durou um ano, quase que morro, jogava a base de lexotam e as mãos ainda tremia, mas, ainda assim, também ganhava todas...
  Temos que extirpar os malandros apostadores do meio da sinuca, pois, eles são o câncer do nosso esporte, quando apareciam no meu salão, que era proibido o jogo apostado, sempre chegavam mais cedo para sondar o ambiente, e eu chamava para brincar algumas partidas, mesmo sabendo que o "cabra" podia estar escondendo o jogo, trancava cinco a oito partidas seguidas e eles me perguntavam se tinha jogo apostado, eu respondia que sim, só que a turma era mais forte que eu e só jogavam séries, pois eles são covardes, só jogam partidas simples, se perderem duas, correm do jogo, só jogam para ganhar,e eles sumiam como o diabo foge da cruz...eu consertava taco, solas, virolas, aumentava, diminuia, engrossava e afinava, os tacos de todos os atletas de graça, para eles não terem mais despesas com esses serviços que eu fazia com prazer e ouvindo reclamações de minha família, pois, eles já pressentiam o que viria a acontecer, tive que desfazer-me de bens conquistados com muito trabalho e esforço, como minha lancha de pesca, moto, um carro e as mesas do salão, para equilibrar minha vida financeira, hoje felizmente estou mais tranquilo, para realizar meu simples trabalho de divulgação da sinuca, com meus vídeos solitários,mas, instrutivos e homenageando as pessoas que gosto.... aí você me pergunta, porque você ganhava tudo por aí, não tem jogadores á altura?, e respondo, pelo contrário, existe alguns tacos fortes  à nível de nordeste e mais além, mas, eu sou muito competitivo e sério na disputa...pergunta-me também, qual o seu erro nisso tudo?, e respondo:, confiar ingênua e cegamente nos "AMIGOS", decepção maior que o prejuízo financeiro, quebrei a cara, momentâneamente, mas, quebrei, hoje amanheci mais revigorado com esse desabafo, dando-me estímulo para continuar o percurso da vida, apesar de Diabetico, já afetando minha visão, mas, ainda enxergo as caçapas, que por sinal, não estão abertas na Inglesa...
  Mas o que marcou mais minha carreira foi o meu maior feito na sinuca, foi derrotar o melhor jogador que vi jogar e melhor caratér entre os sinuqueiros famosos, numa final de torneio aqui em Aracaju na inauguração de um salão já extinto também, o saudoso falecido ROBERTO CARLOS, por 3 a 2, com as cinco partidas trancadas na regra brasileira, com todas acima de 95 pontos, e uma dele foi sensacional, 105 pontos. só errando a última sete, mas pra compensar, suicidando a branca..."
 Nunes é mais um abnegado deste esporte que sofreu e sofre com o amadorismo que impera, e o pior e que temos que ter muito jogo de cintura, senão nossas informações serão apenas pedras atiradas, porque falar mal é facil, e fora isto se falarmos o que muitas vezes deveriamos acabaremos denegrindo ainda mais o nome do esporte. Obrigado Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem ai a Copa Master.

As inscrições estão abertas para a XXV COPA MASTER. A competição será disputada na modalidade Six Red’s e este é um evento oficial oficial d...