17 de outubro de 2011

O dia em que o snooker parou multidões

   A incrível disputa que ficou marcada como “The Black Ball Final”. Na ocasião, disputaram a final do campeonato mundial em Sheffield, Inglaterra, o jogador local Steve Davis, campeão de três das últimas quatro edições, considerado àquela altura invencível, e o desafiante norte-irlandês Dennis Taylor, que havia sido derrotado com folga pelo rival na fase de classificação.
  Em 1985, o snooker vivia a sua fase áurea. Já era o oitavo ano consecutivo que a BBC cobria o evento e dessa vez os números seriam ainda mais espetaculares do que nas edições anteriores. O duelo final, em meio a idas e vindas imprevisíveis, prendeu a atenção do público e a audiência chegou a um pico de mais de 18 milhões de pessoas. Para se ter ideia, naquela época foi um resultado recorde para a programação do pós meia-noite no Reino Unido e continua sendo marca inatingida na BBC2.
  O encontro decisivo seria jogado em uma melhor de 35 partidas, ao longo de dois dias. Logo no início, o favorito pulou na frente e abriu 8 a 0. Uma reação inspirada de Taylor, no entanto, fez com que o dia inaugural terminasse com um marcador equilibrado, de apenas 9 a 7 para o jogador da casa.
  Quando os finalistas voltaram à ação no dia seguinte, o desafiante continuou firme e chegou a empatar o duelo por 11 a 11. Mas, depois de quase cinco horas de bolas para cá e para lá, Davis reassumiu o protagonismo e ficou com 17 a 15 a seu favor. Mais uma única vitória, então, lhe daria o grande título.
  Contra todos os prognósticos, todavia, na “hora H” Taylor novamente cresceu e levou a disputa a um raríssimo 18 a 18. O impossível parecia próximo de acontecer. E desse jeito o jogo final começou com muita tensão e imprecisão de ambas as partes. O equilíbrio foi tanto que, até que caísse a última bola, passaram-se 68 minutos, o triplo do que usualmente se vê no snooker.
  Para delírio dos comentaristas e do público, os dois finalistas deixaram para decidir o título do jeito mais dramático: trinta e cinco partidas e setecentas e trinta e cinco bolas depois, o troféu seria decidido na bola preta, a derradeira. Mas os dois, dado o nível de nervosismo, cometeram erros por milímetros e a dita cuja se recusava a cair. Até que… a zebra ganhou a queda de braço, Davis errou a bola decisiva que aparentemente estava facil e Taylor não deixou escapar esta oportunidade e a encaçapou se tronando assim CAMPEÃO MUNDIA . Merecidamente, beijou o troféu sem reservas e posou para uma sequência alucinada de flashes.
  Depois do episódio, o irlandês jamais voltou a ser campeão mundial, mas jamais saiu da história do esporte. Davis, por sua vez, faturou mais três troféus.  Mas a “Black Ball Final” foi tão marcante que ele admite até hoje ser mais lembrado pelo título perdido do que pelos seis conquistados. Tudo culpa daquela bola preta!
  E foi assim que aconteceu o dia em que o snooker parou as multidões, assista ao incrível duelo de titãs que  Steve Davis   X   Dennis Taylor travaram para o deleite de todos os espectadores.
A grande disputa 25 anos depois
  Esta partida é tão importante para o esporte que até mesmo  nas finais recentes eles são lembrados e fazem uma apresentação do que foi a batalha de 1985, recentemente eles estiveram na semi final do campeonato mundial de 2010 onde se completava 25 anos da grande batalha como focou conhecido este episódio, e até hoje é um dos maiores momentos da historia do esporte, que bateu recordes de audiência e levou os espectadores a um clímax de emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem ai a Copa Master.

As inscrições estão abertas para a XXV COPA MASTER. A competição será disputada na modalidade Six Red’s e este é um evento oficial oficial d...