3 de outubro de 2012

É possivel organizar a sinuca!!!!

 Como estamos vendo, diversas conversas sobre como melhorar nossa sinuca estão acontecendo, aproveito para expor os pensamentos de quem realmente fez e ainda está fazendo alguma coisa pela sinuca, estou falando de Alex da cidade de São Carlos, onde ele criou um calendário, tem uma organização de dar inveja, e consegue reunir 70 atletas de diversas cidades em suas competições. Nossa sinuca esta carente de pessoas igual ao Alex, pessoa que se esforça pelo esporte e como o momento não poderia ser melhor, segue abaixo seu ponto de vista sobre o que acontece com nossa sinuca, esta entrevista vem para mostrar que temos pessoas capazes de fazer algo pelo esporte.

1 - Como vc ve o atual estagio da sinuca no estado?
A sinuca no estado de São Paulo encontra-se estacionada há muitos anos, com excessão à São Carlos, que tem um calendário anual definido, com ranking, sistemas de pontuações e torneios municipais e abertos e a região de Araras, onde eles tbm tem uma ótima organização, pecando apenas na regra utilizada, que ainda é a brasileira, porém, num futuro próximo, tenho certeza que adotarão a regra inglesa, visto muitos jogadores dos clubes de Araras, já praticarem essa regra.
Catanduva também é um celeiro de ótimos jogadores, mas não possui clubes onde o esporte possa ser praticado, fazendo com que seus jogadores estejam sempre participando de torneios fora de sua cidade.
Outro polo que está querendo crescer é a região de Lins e Marília, que estão tentando fixar torneios em seus calendários esportivos.
Todos os torneios e cidades acima mencionados, somente existem, graças à iniciativa de pessoas que por gostarem e praticarem a sinuca, tentam de alguma forma, fazer com que o esporte permaneça vivo. Sem elas, com certeza, não teriamos como relacionar tais eventos.
2 - São Carlos pode ser um modelo a ser seguido?
Com certeza. Aqui existe uma grande organização, com calendário anual definido, torneios de alto nível, que atraem jogadores amadores de todo o interior do estado, clubes que oferecem condições para a realização destes torneios além da ótima recepção e respeito dados à todos os participantes, que a cada ano tendem a aumentar.
3 - Como vc enxerga a Federação e na sua opinião o que deveria ser feita por ela para integrar o interior?
Ao meu ver, a federação tem uma existência inútil, pois não oferece nenhuma vantagem, principalmente para os jogadores e clubes do interior, serem filiados. Há alguns anos atrás, na década de 90, fizeram uma etapa classificatória do paulistinha aqui na região, tendo como sede o clube 22 de agosto de Araraquara, na época referência da sinuca na região
Para cada 32 jogadores inscritos, eram dadas 2 vagas para as finais. Conseguimos 64 partiticantes, pagando uma inscrição, que se não me falha a memória era de R$ 30,00 ( na época ) por jogador.
Resultado. Apenas 1 jogador foi para as finais, pois marcaram numa segunda feira às 8 hs da noite na sede da federação. Sem ajuda de custos nem nada. Agora pergunto. Quem, no amadorismo, tem condições de sair numa segunda feira, do interior do estado, para ir participar de uma eliminatória na capital, onde terminava por volta da 24 hs, sendo que o mesmo teria que retornar à sua cidade no mesmo dia, pois no amadorismo, teria que trabalhar no dia seguinte?
Para a federação se mostrar interessante aos praticantes da sinuca no interior, ela precisa se mostrar atuante, oferecendo vantagens para os jogadores se filiarem, assim como os clubes.
De que vale vc pagar uma taxa anual para ser filiado, e ainda ter que pagar taxas de inscrições dos torneios ao qual tem vontade de participar?
No dia em que a federação começar a visar a satifação dos jogadores por serem filiados e reverter essas anuidades e taxas de inscrições para os filiados, como é feito nos torneios realizados em São Carlos, onde as inscrições são revertidas em premiações, cafés da manhã antes do início de cada rodada e até mesmo em almoço, quando possível, para todos os participantes, aí sim, ela estará dando um passo para conquistar mais filiados.
Ela precisa ser mais atuante no interior do estado, se fazendo presente, de alguma forma, nos principais torneios realizados por aqui, cativando os jogadores e estreitando a relação entre a organização dos torneios e os clubes sedes. Desta forma, com certeza haverá maior união e o resultado será uma maior força para a divulgação da sinuca em âmbito nacional.
4 - Explique como vc conseguiu organizar, criando ate um calendario, a sinuca na cidade de São Carlos?
Sempre pensei à frente, tratando-se de sinuca. Quando tinha meu salão de sinuca, entre os anos de 1989 e 1995, sempre realizei torneios internos. Logo, estava ralizando torneios à nivel municipal. A copa São Carlos de sinuca. Realizavamos também, torneios contra a cidade de Araraquara, potência na época, mas eu queria algo maior. Um torneio que reunisse jogadores de todo o interior do estado. Foi aí que em 1998 nasceu o SP-Nordeste. ( SP de São Paulo e nordeste da região ). Depois vieram o inter clubes de São Carlos e aí que se verificou a necessidade de um calendário oficial para a realização dos torneios, pois tinhamos o SP-Nordeste, o interclubes e a copa São Carlos.
Com a perda de um clube participante, onde eram 3 no total, ficou inviável a realização do inter clubes, sendo idealizado, em sua substituição o inter equipes, que nada mais é um inter clubes estadual, onde não havendo um clube para representar, podem serem formadas equipes representando determinadas cidades.
Nada disso teria sentido, se não houvesse um estímulo, que foi a criação do Ranking oficial de sinuca de São Carlos, que têm suas regras simples e dinâmicas, onde ninguém paga nada para participar. Basta se manifestar em participar, e pronto.
Finalizando, criamos a super copa São Carlos, que é um torneio de encerramento do ano esportivo de sinuca, onde antigamente participavam os campeões e vice dos principais torneios da cidade, mas que a partir deste ano, visando incentivar os integrantes do Ranking ofical de sinuca da cidade de São Carlos, classifica os 8 maiores pontuadores do ano.
Então tinhamos O inter equipes, o SP-Nordeste, A copa São Carlos, criamos também o torneio de duplas que é um torneio diferente e que tem seus adeptos, o AABB - Open de sinuca e a super copa São Carlos de sinuca. Foi preciso então, distribuir esses torneios durante o ano, criando-se assim o calendário esportivo de sinuca de São Carlos.
5 - Quais as maiores dificuldades em manter este nivel de organização que se tem hoje?
Não existe dificuldade, pois desde o início, os torneios primam pelo nível e pelo respeito entre os participantes, visto que são enviados convites aos clubes ou jogadores. Nunca tivemos um problema sequer de agressão ou falta de respeito entre os jogadores.
A única dificuldade que encontro, ainda é a falta de empenho por parte de alguns participantes, em cumprirem horários ou em manterem um tom moderado nas conversas durante o torneio, mas é compreensível, visto os jogadores ficarem praticamente lado à lado com a torcida, devido aos espaços reduzidos dos salões.
6 - Na sua opinião o que seria necessario para que toda a organização encontrada em suas competições fossem difundidas em todas cidades que se tem sinuca?
Em primeiro lugar, uma pessoa que se dedique na realização e organização de torneios, que seja organizada e acima de tudo imparcial, pois organizando-se torneios, você lida com pessoas de diversas idades, regiões e niveis sociais e é comum aparecerem solicitações visando o lado pessoal e não do torneio num todo, criticas construtivas e pejorativas, etc...
Não é difícil organizar um torneio. Basta ter amor no que faz, sem visar lucros, pois uma pessoa que faz uma coisa por amor, sem visar lucros faz melhor do que uma pessoa que faz visando lucros, porém sem amor no que faz.
7 - Recentemente vc divulgou uma nota falando sobre a realização de alguns torneios em outras cidades, qual seria o motivo para esta decisão?
Existem alguns motivos por trás desta decisão. Um deles é fazer com que os clubes se estruturem e olhem a sinuca de uma outra forma. Não só como um torneio qualquer, mas sim um evento esportivo capaz de reunir vários jogadores de cidades de todo o interior do estado, promovendo e divulgando o clube no qual tal torneio possa ser realizado.
Outro motivo é levar uma coisa que está dando certo, para um centro onde haja necessidade da divulgação do esporte. É a velha história, se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé. Levando um torneio pronto para um clube, não há necessidade do mesmo ficar abrindo inscrições e torcendo para que haja numero suficiente de inscritos. Recebendo um torneio deste porte, o clube vai oferecer aos seus associados um atrativo diferente, divulgando o esporte e arrebanhando mais adeptos.
Mais um motivo é a velha história de eu pensar sempre à frente. Na criação do SP-Nordeste, o objetivo era que ele fosse um torneio etinerante, sendo realizado cada ano em uma cidade diferente, mas devido dificuldades, acabou sendo fixado aqui em São Carlos. Talvez agora seja a hora de se dar continuidade ao projeto.

8 - E pra terminar, o que poderia melhorar a organização da sinuca para eleva-lá a um nivel profissional?
Minha esperança era que a sinuca estivesse nas olimpiádas de Londres, mas se nem no país da sinuca, não incluíram, não sei os motivos, voltamos à estaca zero.
Sendo esporte olímpico, com cobertura na TV, teriamos uma divulgação, mesmo que pouca por aqui, mas teriamos.
Acho que agora é a hora da federação se mostrar à que veio. Ela precisa, de alguma forma, ser amais incisiva, tentando promover torneios de renome, buscando divulgação na mídia, pois com o respaldo da federação, os acessos são mais fáceis do que eu, o Bruno de Lins, o Marcelo de Araras, ou o Ronaldo de Catanduva irmos solicitar alguma coisa junto à alguma emissora de TV, etc....
Tivemos uma grande chance de incluir a sinuca nos jogos abertos do interior, colocando ela nos jogos abetos de Araraquara e São José do Rio preto, mas que no ano seguinte, por incopetência ou falta de interesse, nos jogos de Santos, que sempre foi referência da sinuca, não foi incluída nos jogos abertos.
Ainda há tempo para isso. Basta pegarmos a relação das cidades futuras sedes dos jogos do interior, fazermos um trabalho de inclusão junto à elas. Ao mesmo tempo, junto à prefeitura de nossas cidades, expormos os projetos para tentar trazer os jogos abertos com a finalidade de termos maior facilidade para a inclusão da sinuca.
Tenho certeza que aqui em São Carlos, caso sejam sediados os jogos abertos do interior, conseguimos incluir a sinuca como esporte de apreciação, pois temos jogadores e estrutura para tal.
É esse trabalho que cada um de nós precisaria fazer junto à prefeitura de nossa cidade.
Precisamos de um ídolo, assim como foi o Guga para o tênis, O Airton Senna no automobilismo, O Anderson Silva no UFC, pois só assim despertaremos o interesse, não só nos mais velhos, mas também nas gerações que estão chegando.
Sou cria da sinuca quando passava na Band nas manhãs de domingo. Eu ficava sentado ao lado do meu pai, que tbm adorava e entendia o que estava acontecendo. Eu, por minha vez, ficava ouvindo as explicações do meu pai, enquanto ficava fascinado vendo aquelas sequencias inacreditáveis de bolas encaçapadas, umas após as outras.
Naquele tempo nascia um ídolo. " Rui Chapéu ". Não importa o que acontecia por trás dos bastidores. O importante é que com ele, a sinuca deu um salto enorme e até hoje ele é referencia como jogador de sinuca.
Existe uma idéia, ou projeto, se podemos dizer assim idealizado não por mim, mas pelo Ronaldo de Catanduva, onde para incluirmos a sinuca nos jogos abertos, inicialmente seria disputado na regra do mata-mata, variação hoje existente em 100% das cidades brasileitras, pois a maioria dos bares têm pelo menos uma mesinha de sinuca. Com isso ficaria fácil a aceitação de incluir-se a sinuca nos jogos abertos, porém jogando-se nas mesas profissionais. Conseguindo-se incluir a sinuca definitivamente nos jogos abertos, então bastaria apenas mudarmos a regra para a inglesa, fazendo assim com que as cidades investissem na sinuca para as edições futuras, gerando maior estímulo e divulgação do esporte.

3 comentários:

  1. Boa Tarde!!Edinho,Nonato(Presidente da F.P.B.S)e Alex(São Carlos).
    Por vários anos participei nos campeonatos Paulista Copa de Ouro e Copa de Prata(neste fui Campeão em 1993),onde cumpria as difíceis idas e vindas entre Catanduva e São Paulo,com os objetivos de figurar na "Elite da Sinuca Paulista"e mostrar para outros atletas da sinuca do interior, que era possível para nós jogarmos nestes campeonatos,tanto é, que logo meu amigo e grande atleta da cidade de Araraquara, Wagner Monteiro tbém disputou por vários anos na capital Paulista e tbém em outros estados,seguido por outro amigo ,Colombo de Catanduva que até hoje participa dos mesmos campeonatos.Devo lembrar q/ a Federação desde aquela época nos dava a vantagem de jogarmos somente nas 2ª feiras, pois os jogos sempre eram e são jogados na 2ªe4ª,sendo q/ na 3ªpela manhã já tinhamos compromissos com nossos trabalhos.Tudo sempre visando, o melhor para esta modalidade a qual abraçamos, tem muitos anos.
    Não me cabe aqui, criticar as decisões tomadas pelos dirigentes da Federação na época, mas vale lembrar que, no ano 2001 a nossa querida sinuca teve sua última participação,(como modalidade extra)nos "Jogos Abertos do Interior" o qual eu considero a vitrine dos esportes no estado de São Paulo,foi uma pena.
    Qdo fiquei sabendo q/ seria em S.J.do Rio Preto,falei com representantes da Federação, sobre a possibilidade da Sinuca entrar em definitivo nos Jogos Abertos, mas para isso acontecer, era preciso ter a participação de grande número de municipios inscritos na modalidade,mas para que acontecesse, não poderia ser disputado nas regras inglesas,quase acabaram comigo,disseram q/ eu tbém não gostava da regra Inglesa,o q/ não era verdade,pois Catanduva foi sem dúvida a 1ªcidade do interior paulista a jogar na Inglesa. Antes de ser oficializada pela CBBS eu já tinha gabaritado uma mesa 2,84 com gabaritos fornecidos para mim do amigo e grande Bi Campeão Brasileiro, Jesus Gabriel Sanches.Pois a idéia, era colocar uma regra conhecida em todo o Brasil, aquela jogada com 15 bolas numeradas ( par ou impar) estão vendo, até hoje alguns se assustam, imaginem a onze anos. O que poderia ter acontecido era simplesmente, ao invés de ter participado 15 cidades,poderiamos conseguir mais de 60 cidades, pois esta regra é muito conhecida,fato q/ teria sido surpreendente para o pessoal da Secretaria de Esportes e Lazer de São Paulo da época com grandes chances de oficializar a Sinuca como Modalidade seria o 1○ passo, depois de uns anos conseguiriamos mudar para a regra Nacional e com certeza hoje estáriamos jogando na regra Inglesa.
    Como os dirigentes da Federação não concordaram,eu disse, sabem o q pode acontecer vão se passar 10 anos e a sinuca não vai estar no lugar q/ merece. Já se passaram 11 anos e infelizmente ainda estamos fora.É muito mais fácil ainda trabalharmos unidos neste propósito,e conseguirmos resultado positivo, do q/ a modalidade Snooker entrar nos Jogos Olimpicos.
    Um forte abraço a todos.

    Ronaldo Pinfildi (Catanduva)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Ronaldo li está reportagem e estou tentando localizar um amigo antigo que acredito ser o Jesus Gabriel Sanches. Sou de Uberaba/MG e gostaria muito do contato dele se possível.

      Excluir
    2. Anônimo, bom dia. Entre em contato com o telefone 11 91000700 para informações sobre o Jesus Gabriel Sanchez.

      Excluir

Vem ai a Copa Master.

As inscrições estão abertas para a XXV COPA MASTER. A competição será disputada na modalidade Six Red’s e este é um evento oficial oficial d...