11 de maio de 2021

Agora é a nova temporada!

O World Snooker Tour revelou seu novo calendário (Clique e veja) para a nova temporada e inclui uma grande mudança em seus eventos Home Nations. A partir da próxima temporada, que está programada para começar em julho, os eventos Home Nations verão uma mudança em seu formato normal. 

Os 16 melhores jogadores do ranking terão garantidos um lugar no sorteio principal. Isso significa que haverá a introdução de uma nova rodada de qualifiers, como o que foi visto anteriormente para os eventos de classificação realizados na China e fora do Reino Unido antes da crise do coronavírus.

O World Snooker Tour disse: “Os eventos da Home Nations terão uma nova estrutura nesta temporada, com uma rodada de qualifiers para os jogadores classificados acima da decima sexta colocação. Todos os jogadores começarão na mesma rodada, mas os 16 primeiros jogarão suas partidas iniciais no local final. ”

Os quatro eventos da Home Nations acontecerão entre outubro e março e o plano é receber cada um deles em seus próprios países. Mas vocês sabem o que são os torneios Home Nations?

Quatro torneios, e um premio!

A Home Nations Series é uma série de torneios de snooker nas quatro nações que compõe o Reino Unido. Os troféus destes eventos passaram a ser uma homenagem aos principais nomes do esporte em seus respectivos países, Steves Davis(Inglaterra), Alex Higgins(Irlanda do Norte), Stephen Hendry(Escócia) e Ray Reardon(País de Gales), estes quatro senhores ganharam nada menos que vinte e um campeonatos mundiais. Vamos aqui relatar um breve histórico sobre esses quatro atletas.

Alex Higgins foi o que ganhou menos, apenas dois campeonatos mundiais, Higgins ficou conhecido como o "Campeão do Povo" por causa de sua popularidade, e muitas vezes é a ele creditado por ter levado o jogo a um público mais amplo, contribuindo para o aumento de popularidade na década de 1980. 

Steve Davis, ele dominou o esporte durante a década de 1980, quando alcançou oito finais do Campeonato Mundial de Snooker em nove anos, ganhou seis títulos mundiais e manteve-se como número um do ranking mundial por sete temporadas consecutivas. Ele foi o primeiro jogador a fazer uma pausa máxima oficialmente reconhecida em competições profissionais.

Stephen Hendry, ele é o jogador de maior sucesso na era moderna do Campeonato Mundial de Snooker e detém o recorde de mais temporadas como o número um do mundo (nove temporadas). O seu primeiro título mundial aconteceu em 1990 , aos 21 anos o que fez dele o mais jovem  a ser Campeão do Mundo, um recorde ainda não superado.

Ray Reardon foi a primeira força dominante do snooker na era moderna, Seu domínio ao longo dos anos 1970 se equivale ao de Steve Davis nos anos 1980 e de Stephen Hendry nos anos 1990, permaneceu como um dos melhores jogadores da sinuca até os 50 anos, estabelecendo uma série de recordes que ainda permanecem. Ele é o jogador mais velho a vencer um campeonato mundial, o de 1978 quando estava com quarenta e cinco anos e duzentos e três dias.

Todos os torneios são no sistema de eliminatória simples, onde os confrontos são decididos em jogos melhor de sete partidas, mas  nas quartas-de-final as partidas passam a ser melhor de nove, nas semifinais na melhor de onze partidas e na grande final o jogo e decidido numa melhor de dezessete partidas.

Estes eventos são disputados com 144 jogadores. Depois que todos os profissionais confirmam suas participações, a federação nacional indicará os jogadores locais que irão participar do evento.

O que torna estes quatro evento em algo ainda maior e que há um bônus de £ 1.000.000 para qualquer jogador que vencer todos os quatro eventos numa mesma temporada, coisa que ainda não aconteceu, quem passou mais perto foi Mark Selby na temporada 2019-20 quando venceu dois eventos, e nesta temporada foi a vez de Judd Trump vencer dois eventos.

Para a temporada que se iniciará em breve o desafio continuará, será que algum atleta conseguirá receber este que é o maior bônus para a um atleta de um esporte individual, que venha a temporada 2021-22. Veja todos os campeões dos eventos da Home Nations Series.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem ai a Copa Master.

As inscrições estão abertas para a XXV COPA MASTER. A competição será disputada na modalidade Six Red’s e este é um evento oficial oficial d...