29 de outubro de 2021

Eles se acham... Será?

Ronnie O'Sullivan revela o 'problema' com a próxima geração de atletas do snooker, o hexacampeão mundial, amplamente considerado como um dos melhores jogadores de todos os tempos, recentemente disse e não uma única vez, que não está muito impressionado com a próxima safra de atletas que está chegando.

Segundo ele há muitos bons jogadores, mas ele acha que o problema com o snooker agora é o fato de que muitos chegam ao circuito sem uma base. Eles entram, e não tiveram uma formação amadora consistente de fato e já se profissionalizam e o ego de alguns entra em ação e pensam: “Sou um profissional jogando contra Mark Williams na primeira rodada”, e eles não são realmente tão bons. Mas como hoje em dia os confrontos são mais curtos, acontece de vencerem alguns jogos, e isto faz com que eles se achem que são realmente muitos bons.

Eles simplesmente apareceram agora porque a maioria dos torneios é aberto a qualquer pessoa, na verdade. Eles ficam felizes e conseguem alguns bons resultados durante o ano e é muito difícil então mostrar o que esse ego pode estar fazendo com eles. Enquanto vencem um jogo difícil eles se colocam como astros, mas esquecem de que apenas um jogo não os definem como atletas simplesmente, vencem jogos, mas não vencem torneios e não transformam suas expectativas em conquistas, o ego de algumas vitorias o derrotam durante a maioria dos jogos. 

Eles não têm experiência no nível amador ou júnior em alguns casos. O jogador de 45 anos está no topo do esporte há mais de duas décadas e acredita que ele - e gente como Mark Williams e John Higgins - tem uma 'base' que falta à próxima geração. O'Sullivan acrescentou: ''Acho que eu, Mark Williams e John Higgins, já ultrapassamos o nosso melhor, sabe, fisicamente, mentalmente, não somos os jogadores que provavelmente éramos seis, sete, oito, dez ou quinze anos atrás, não há chance. Mas o que temos é a experiência, a pratica, a habilidade de ter fé em nossa habilidade; não viemos desse tipo de formação privilegiada, tivemos que passar pelo circuito juvenil duríssimo, amador ainda mais duro, por diversas vezes acabamos derrotados, nossos egos colocados no lugar.

Segundo Ronnie O´Sullivan hoje, há muitos jogadores que são realmente muito bons jogadores, mas eles não têm essa base, essa tarimba, não passaram por essas fases essenciais na formação para se tornarem um jogador que vai durar muito tempo.

Prefiro ser um jogador que pensa que não é tão bom quanto realmente é, enquanto na turnê agora você tem muitos jogadores que pensam que são melhores do que realmente são, e esse para mim é o problema. Porque essa é uma maneira perigosa de pensar, e você só pode obter o verdadeiro caráter se tiver experimentado todos os níveis do jogo e apreciado, vivenciado, vitorias, derrotas, jogos difíceis nos estágios de formação.

O´Sullivan ainda completou dizendo que, de muitas maneiras, ele acha que Higgins, Williams e ele mesmo está por perto apenas por causa desse "pedigree", não porque são os melhores ou os mais jovens ou mais aptos, apenas porque tem um pouco mais de experiência pelo que passou lá trás em muitas maneiras. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem ai a Copa Master.

As inscrições estão abertas para a XXV COPA MASTER. A competição será disputada na modalidade Six Red’s e este é um evento oficial oficial d...