22 de novembro de 2013

Será que foi um tiro no pé??????

  Ate onde se tem conhecimento não adiantou os bons jogos, nada adiantou o empenho de todos os atletas que participaram da categoria sinuca mista. Vale lembrar que ate a categoria Snooker teve momentos em que tiveram que esperar, por se tratar de emoções dos expectadores presentes, os representantes dos estados do Paraná e de São Paulo fizeram uma final digna de uma competição nacional.



 A noticia foi que a regra da sinuca mista está extinta para as competições nacionais e para o ano que vem teremos um campeonato brasileiro na regra nacional no primeiro semestre e um jogado na mesa no padrão internacional.
 Como ficará os estados onde não se joga a regra nacional?????
 O estado do Paraná reconhecidamente uma das forças nacionais não se pratica a regra nacional, segundo fontes ligadas a federação, foi aberta as inscrições para uma competição na regra nacional e tiveram apenas duas inscrições. Outro onde também não se joga a regra nacional é Santa Catarina. Rio grande do Sul é outro exemplo, em outros estados ate se joga as duas regras, no caso de São Paulo oficialmente apenas a regra mista, em algumas regiões do interior e no litoral se joga a regra nacional. Rio de Janeiro sim existe a competição oficial.
Regra Nacional x regra Mista
As diferenças começam pelas marcas
 Na região Nordeste sim joga-se muito, tanto na qualidade de seus jogadores, quanto na quantidade de competições, com raras exceções algum jogador da região consegue destaque nas competições organizadas pela C.B.B.S. já que eram jogadas na regra mista e desde 2011 também vem sendo jogada a regra internacional. O atleta Manú do Rio Grande do Norte chegou a final da edição de 2012 da campeonato brasileiro, na edição de 2012 tínhamos muitos atletas, já nesta edição não tínhamos apenas sete atletas da região norte/nordeste na sinuca mista.
 Devido ao impacto que esta noticias deu, gerou muitos comentários nas redes sociais, no direito de questionar esta atitude tomada pelos dirigentes de nosso esporte coloquei três comentários retirados do facebook, onde podemos ter a noção que esta atitude gerou entre os atletas.

  1. É sabido de todos, que principalmente o pessoal da Sênior, viajam pelo evento e pelo prazer do esporte, levando esposas e parentes próximos. Ouvi de vários, que eles não teriam mais motivação, pois a snooker só dificultaria o jogo pra eles.
  2. No entanto, o registo que quero fazer e alertar aos nossos dirigentes é com relação a extinção da regra mista. Que foi sem dúvida o grande atrativo dos jogos finais. Trazer a regra brasileira sim, mas excluir simplesmente a mista, que hoje tem muitos adeptos, poderá ser um verdadeiro tiro no pé. Construtivamente compartilho aqui, as minhas considerações.
  3. A espantosa incapacidade intelectual de alguns dirigentes, a falta de visão destes mesmos, está fazendo com que o esporte fique ainda mais em desordem. Talvez as Federações tenham dificuldades para sobreviver... Os dirigentes precisam entender que eles ESTÃO dirigentes, somente isso, e nada indica que podem decidir o que quiserem do modo como o quiserem, sem a ninguém consultar, sem se permitir a pensar e analisar as consequências que este tipo de ¨decisões¨podem acarretar.

 Claro que ouve atletas que aprovaram a extinção da regra mista e principalmente aprovaram o retorno da regra nacional, onde foi levantado a possibilidade do retorno do esporte à televisão, patrocínios entre outros benefícios que existiam  nos anos oitenta e noventa quando jogava-se apenas a regra nacional.
 Segundo os dirigentes esta medida seria para partir, forçar a migração para a regra internacional pois não jogaríamos mais regra adaptada, ou jogamos a regra nacional ou a regra internacional nas mesas de dimensões de 3,56 x 1,78 (fonte site da jocari) de medida interna ou seja área de jogo.
 Existem fatores que impedem uma mudança radical, alem do fator financeiro que esta mudança gera, existe um ainda pior que é o fator físico, já que onde se tem uma mesa de 2,84 x 1,42 não se coloca uma mesa no padrão internacional.
 Questiono aqui a todos sobre o que pode acontecer, será que depois do retorno da regra nacional, e algumas competições onde teremos jogadores capazes de executar a partida do inicio ao fim com extrema qualidade, teremos jogadores que irão praticar o SNOOKER, já que na maioria absoluta dos estados onde se tem competições não se tem sequer um único torneio no "mesão".

4 comentários:

  1. Venho acompanhando com alegria o seu trabalho na internet e não tinha dúvidas que certamente vc.
    iria se manifestar dessa absurda decisão tomada pelos dirigentes na reunião durante o brasileiro.
    Difícil acreditar que o autor da idéia pudesse convencer os outros participantes com tamanha agilidade
    essa gigantesca e incoerente besteira.Certamente os atletas, se consultados, e em sua grande maioria
    não permitirão tamanho retrocesso ,com o fim da regra mixta.Penso que outras tantas providências
    poderiam ser discutidas tais como: gabaritos oficiais para as caçapas , padronizaçao dos panos ,
    antecipação das tabelas dos jogos oficiais ,etc,etc

    Um grande abraço,
    Negrini

    ResponderExcluir
  2. Inicialmente, anoto minha opinião: a "sinuca mista", uma adaptação da regra inglesa com a regra brasileira, foi a melhor coisa que já inventaram em matéria de jogos de sinuca.
    O grande problema e que as partidas são mais demoradas e isto impede que os torneios tenham um maior número de participantes, pois exigem dos atletas, muitas vezes, um maior número de viagens, uma permanência maior nas cidades onde são realizados os eventos. Como equacionar o problema se cada vez mais a sinuca mista atrai um número maior de adeptos? O que se notou no campeonato brasileiro, ora findo, é que faltaram mesas e um espaço maior para que o torneio tivesse uma sequência menos desgastante.
    Penso, ainda, que a sinuca brasileira, como prática de esporte com qualidade está fadada ao esquecimento, e que a decisão equivocada que foi tomada a respeito vai ter seus dias contados.

    ResponderExcluir
  3. Yoshitomo Tsuji (Raul)23 de nov. de 2013, 16:58:00

    Antes de se falar em extinção ou não da Sinuca Mista, entendo ser necessário alguém explicar convincentemente por que criaram a tal da Sinuca Mista. Aliás, nunca entendi bem, essa estória.
    Entendo também que, uma vez implementada no Brasil, a Sinuca Mista ganhou vários praticantes e admiradores, principalmente nos clubes e várias federações do país, onde a proposta de sua extinção pura e simples, certamente encontrará sérias resistências.
    A regra Nacional, consagrada e aceita em todos os salões de sinuca do Brasil, desde os tempos dos grandes nomes da sinuca do país, como o mito e grande mestre Carne Frita, entendo que deveria permanecer tal qual como hoje é praticada, sem mudanças na marcação da “meia lua” e da “pinta” da posição da bola preta. É questão de hierarquia, coerência e justiça. É claro que, os praticantes que jogam ambas as regras – Nacional e Mista – preferem a marcação com base na Regra Mista, pois facilitam as suas jogadas, devido à marcação única.
    Não acho justo que uma regra importada, adaptada, como é a Sinuca Mista, interferir e sobrepor a uma regra tradicional consagrada e praticada há anos no Brasil. Como pode um jogo de sinuca ser praticado, ora com 6 bolas vermelhas, ora com 10, como na Sinuca Mista? Isso é um absurdo. Acho que criaram um Frankstein da sinuca. E agora, como se livrar? Acho que não há volta. Agora está criado (a não ser a questão de 6 ou 10 bolas, que é uma questão de definição).
    Para finalizar, entendo que todas as regras - nacional, internacional ou mista - tem grande espaço para a sua prática. Tudo se resume em questão de preferência ou gosto.
    O que precisa realmente ser feito é uma definição dos órgãos responsáveis pela sinuca e pelo snooker no Brasil, para decidir como desenvolver a prática desportiva sinuca ou snooker no Brasil.
    É a minha modesta opinião.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente, acredito que a criação de uma Regra Mista tenha a mesma origem da criação da Regra Brasileira, uma adapatação a nossa realidade enquanto país, que em diferentes momentos de nossa história nos mantivemos como país de poucos recursos, sobretudo para aquilo que não dá retorno financeiro. Já com relação a aplicabilidade das diferentes Regras, fica claro que não temos condições de arbitrar de forma amadora com o retorno das bolas, o que geraria inumeros conflitos e discordâncias, principalmente em jogos onde a "categoria" dos jogadores é menor. A adequação à Regra inglesa é inimaginável em se tratando de Brasil, pois atende exclusivamente aos interesses de uma minoria, que disputa campeonatos e torneios em alto nível, sobretudo nos grandes centros, que carece também de um número maior de disputas nos padrões internacionais. Há que se respeitar as diversidades em que a sinuca é praticada, em âmbito nacional !!! Com o advento da Regra Mista houve um resgate dos praticantes da sinuca em todo o território nacional, no entanto, estive em Londrina após 10 anos e fiquei assustado, pois imaginei que em uma cidade tão grande e rica a sinuca estaria bombando, e o que encontrei?! atraso e descaso... e a felicidade ficou por conta de encotrar velhos amigos, jogando em uma mesa surrada e assistindo via internet a partida entre Igor e Noel com grande entusiasmo. Respeitem as diferentes realidades em que a sinuca é praticada!!!

    ResponderExcluir

Vem ai a Copa Master.

As inscrições estão abertas para a XXV COPA MASTER. A competição será disputada na modalidade Six Red’s e este é um evento oficial oficial d...