20 de abril de 2014

O Mundial depois de um ano

 Um amante do esporte citou em sua pagina no FACEBOOK uma comparação da primeira rodada do mundial deste ano com a primeira rodada de 2013, onde podemos verificar as diferenças ver o que mudou numa época em que a competição mudou, aumentou o numero de torneios, o formato também alterou com a presença do top 16 logo na primeira ronda.
 Que efeitos tiveram estas alterações no top 16?
 Estas alterações alteraram e influenciaram significativamente o Main Tour?
 Mudanças ocorreram como ocorrem todos os anos mas acho que podemos dizer que no geral os melhores continuam a ser melhores e não aconteceu uma mudança radical.
 Do top 16 de 2013 para o top 16 de 2014 apenas três alterações, desceram Mark Williams, Graeme Dott e Matthew Stevens e subiram Mark Davis, Marco Fu e Joe Perry. Dois galeses e um escocês que perderam o acesso directo e também falharam a presença pela via das qualificações o que significou um decréscimo do numero de presenças de ambos os países. Do Pais de Gales a diferença mais expressiva passando de quatro com dois diretos para apenas dois por via das qualificações, Dominic Dale que está a fazer um bom final de época e Michael White que no ano passado eliminou Williams na primeira ronda numa quase "passagem do testemunho". Da Escócia caíram dois (Dott e Campbell) mas qualificou-se Burnett o que reduziu os estragos, Higgins, McManus e Maguire completam a esquadra escocesa.
 Da Irlanda do Norte Allen continua a ser o representante único e saudasse o regresso do Irlandês Campeão do Mundo Ken Doherty.
 O irreverente Dechawat este ano não vai espalhar boa disposição pelo Crucible nem perder nenhuma frame com 15 vermelhas em cima da mesa, mas regressa Robin Hull da Finlândia 12 anos após a sua ultima presença. Marco Fu também representa o solo Hong Kong com um apuramento mais certo e saboroso após a excelente época que realizou. Da China Ding Junhui apresenta-se como um dos três favoritos ao titulo, depois uma época inesquecível que poderá ser épica, Ding com 27 anos tem a sua 8ª presença consecutiva no Crucible e este ano faz-se acompanhar pelo seu compatriota Xiao Guodong. Outro candidato ao titulo e a um recorde fantástico de 100 tacadas centenárias numa época é Neil Robertson da Austrália mas terá de ter cuidado e evitar o que lhe aconteceu no ano passado quando foi eliminado na primeira ronda por Robert Milkins.
 Faltam os Ingleses que como é normal se apresentam em grande maioria mesmo tendo perdido um lugar, reduziram dos 19 de 2013 para "apenas" 18 em 2014. A liderar a comitiva Ronnie O'Sullivan, bi-campeão que fará a partida de abertura no Crucible acompanhado por grandes nomes como Selby, Trump, Hawkins, Bingham, Murphy ou Carter...
 Ainda no lado inglês, se no ano passado foi surpreendente a presença de Sam Bird e Ben Woolaston, este ano foram Kyren Wilson, Michael Wasley e Robbie Williams que contra as odds chegaram ao palco dos sonhos. Uma nota final para Jamie Cope o "Shotgun" que após 3 anos de ausencia regressa ao Crucible.
Na pagina SNOOKER PORTUGAL no FACEBOOK pode acompanhar o andamento dos jogos com comentários de como foram as partidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem ai a Copa Master.

As inscrições estão abertas para a XXV COPA MASTER. A competição será disputada na modalidade Six Red’s e este é um evento oficial oficial d...