15 de novembro de 2014

E assim é na Irlanda

Dr. Carlos Tadeu
O atleta Carlos Tadeu está vivendo o que podemos chamar de a realização de um sonho, ele está passando alguns meses na Irlanda e vivendo e conhecendo como é tratado o esporte da sinuca, ou melhor o snooker, os costumes dos atletas, dos locais onde se pratica o esporte e através deste depoimento onde ele cita o que todos por aqui gostaria que fosse do mesmo jeito, então podemos ver o quanto que precisamos evoluir no esporte e que nosso maior problema é a cultura em que vivemos. Ao ler os comentários de Carlos Tadeu podemos entender o por que lá os atletas de snooker são tratados como estrelas, vamos a leitura.

A Sinuca na Irlanda.
A Irlanda é um país lindíssimo. Terra de grandes escritores e poetas é habitada por um povo com fama de briguento e bom de copo. É terra também de grandes jogadores de sinuca, como Ken Doherty, campeão mundial sub 21 em 1989 e campeão mundial amador nesse mesmo ano. Foi também. campeão mundial profissional em 1997, vencendo a final no Crucible Theatre em Sheffield contra o então supercampeão Stephen Hendry. Ken Doherty hoje divide seu tempo como dono de uma Academia de Sinuca em Dublin, como comentarista esportivo na BBC e ainda continua participando dos principais eventos do main tour, juntamente com mais um jogador irlandês, Fergal O'Brian. Pela Irlanda do Norte dois outros jogadores se destacam: Mark Allen e Joe Swell que também estão no main tour.

Ebony Snooker Club
Da Organização.
O órgão máximo da Sinuca na Irlanda é a Republic of Ireland Billiards and Snooker Association (RIBSA) que equivale a nossa CBBS. Abaixo disso há as associações regionais que equivalem as nossas federações estaduais e há também as ligas locais que organizam a sinuca no nível municipal.
Há vários clubes de sinuca espalhados pelo país. Toda cidade, por menor que seja, tem um. É um esporte bastante praticado aqui e esses clubes são muito frequentados por jovens entre 12 e 20 anos. No Clube que eu frequento, no horário entre 14:00 e 18:00 horas, eles são maioria. Os adultos frequentam o local a partir da 19:00 h. Estou morando há três meses na cidade de Cork que fica no sul da Irlanda. Para se ter uma idéia, Cork é a segunda maior cidade da Irlanda e tem apenas 150.000 habitantes. Tem no entanto, 4 clubes de Sinuca, cada um deles com 8 mesas oficiais (full size) em média e mais algumas de pool. São todos clubes chamados comerciais que permitem sua participação sem problemas e sem necessidade de ser sócio, como exceção de um único clube, o Youghal CYMS SNOOKER CLUB, um clube muito antigo e tradicional, voltado à juventude católica. Desse clube saíram vários campeões sub 16 e sub 21 que representaram a Irlanda em campeonatos internacionais
.
Crucible Snooker Club em Cork
Dos Campeonatos.
Os campeonatos nacionais são organizados de acordo com o calendário divulgado anualmente pela RIBSA e acontecem principalmente em Dublin e nas maiores cidades da Irlanda. Os demais torneios são organizados pelas ligas locais. Não é difícil organizar os torneios pelo país. A Irlanda tem uma extensão territorial equivalente a um terço do território do Estado de São Paulo e é coberta por estradas excelentes e ferrovias que te levam para qualquer lugar no máximo em 3 horas.
Estive assistindo a três torneios aqui na Irlanda. Um de abrangência nacional e dois outros locais. O torneio nacional era do que eles chamam nível intermediário e reunia os 21 melhores jogadores dessa categoria. Entretanto, para minha surpresa o nível dos jogadores é equivalente a nossa Taça de Prata Master. Não vi nenhum break superior a vinte e cinco pontos. Os torneios são organizados para ser disputados aos domingos a partir das 11:00h, para dar tempo de ir à missa (os irlandeses são muito católicos). As partidas são jogadas em melhor de cinco, com quinze vermelhas, sempre no mesão. Há um coordenador no local e não há árbitro ou marcador. Na verdade, quando um jogador está na tacada, o adversário passa a ser o árbitro e tem a obrigação de marcar os pontos e tirar as bolas da caçapa. É sempre dele a última palavra se houver alguma dúvida. Nos três torneios em que estive não presenciei a menor discussão entre os jogadores. Joga-se em absoluto
silêncio e as pessoas respeitam o ambiente, falando o mínimo possível entre si e sempre sussurrando. A primeira fase é em dupla eliminatória e as demais em eliminatória simples. Os torneios terminam no mesmo dia, por volta da 17:00h. Não há premiação em dinheiro e as inscrições ficam em torno de vinte euros, basicamente para cobrir o custo das mesas e do troféu que é dado somente ao campeão. O vice campeão vai para casa com as mãos abanando.
Eglinton Snooker Hall na cidade de Galway

Dos Clubes e equipamento.
Em todos os clubes que fui, em várias cidades, as mesas são impecáveis. Estão todas dentro dos padrões oficiais, não têm descaída e o tecido usado invariavelmente é o strachan. As mesas são todas fabricadas na Irlanda. Não vi nenhuma Riley ou Star como é comum na Inglaterra, mas as mesas irlandesas são muito boas. A fabricação de mesas de sinuca é uma tradição muita antiga na Irlanda. Elas são simples, sem nenhum acabamento sofisticado, com os pés torneados. É o padrão clássico, feito com muito esmero. Não sei o preço das mesas novas, mas cheguei a ver mesa usada, aqui na cidade de Cork, em excelente estado (não tinha um risco e tampouco descaída) sendo vendida com a luminária, quatro tacos, mais fancho, aranha, marcador, pano strachan e mais o ferro de passar por 900 euros o que equivale a cerca de três mil reais. Juro que fiquei babando para comprar, mas a encrenca para voltar com essa mesa para o Brasil era tão grande que desisti.
 O preço da hora nas mesas de snooker é em torno de 8 euros, podendo chegar a 5 euros entre as 11:00 e 17:00 horas. Não há licença para a venda de bebidas alcoólicas. É um local para a prática esportiva e é frequentado por garotos a partir de 12 anos, inclusive desacompanhados dos pais ou responsáveis. Fiquei impressionado com o comportamento desses garotos. São muito educados, respeitosos com os mais velhos, jogam em silêncio (às vezes ouvem uma música mais alta pelo celular), trazem seus próprios tacos e terminado o jogo ou treino, recolhem as bolas e deixam as mesas sem sujeira ou equipamento em cima. Há uma regra nos clubes, de que você deve deixar a mesa da mesma forma que você a encontrou, ou seja, impecável. É uma questão de respeito para com o outro que vai usá-la.

Um dia a gente chega lá!!!

Um comentário:

Vem ai a Copa Master.

As inscrições estão abertas para a XXV COPA MASTER. A competição será disputada na modalidade Six Red’s e este é um evento oficial oficial d...