24 de maio de 2021

A Mongólia também vem se organizando!!

 A comunidade internacional de snooker continua a crescer e desta vez foi com a Mongolian Billiards Association que neste momento está sendo a última nação a se juntar à família da Federação Mundial de Snooker no início deste ano.

Localizada no norte da Ásia, entre a Rússia e a China, a Mongólia tem uma população de mais de três milhões de pessoas. Você pode se surpreender em saber, mas o segundo maior país sem litoral do mundo tem uma longa associação com os jogos de bilhar e de snooker e atualmente desfruta de uma cena próspera com um crescimento ordenado.

Segundo o secretário-geral da Associação de Bilhar da Mongólia, Shinebayar Bold ele informa sobre o inicio do bilhar em seu país “Há evidências de que no início do século XX - em 1903 - os russos que viviam e trabalhavam na Mongólia apresentaram a primeira mesa de bilhar aqui” e a mais de noventa anos atrás na 46ª reunião do governo mongol, em dezembro de 1926, foi oficialmente aprovado o direito de jogar bilhar, seria algo como reconhecendo o bilhar como um esporte.

Competições femininas

A Mongolian Billiards Association foi criada em 1992 como uma iniciativa de um grupo de entusiastas do bilhar. Em 1998, a Associação tornou-se membro titular do Comitê Olímpico Nacional da Mongólia. Desde 2015, o presidente é Bulidan Mandakhbayar.

Competições masculinas

Além de organizar campeonatos nacionais de snooker desde 1998, a Associação também hospeda a Mongolian Premier Snooker League, que apresenta jogadores que se classificaram por meio de campeonatos regionais e provinciais. Essas partidas acontecem nos finais de semana e os destaques são exibidos nas redes sociais e em outras plataformas.

Vencedores da Mongolian Snooker League

Todos os anos, o Campeonato Nacional da Mongólia é realizado tanto na regra snooker, jogado com as  15 bolas vermelhas e quanto na Six Reds, também é realizados campeonatos para mulheres, veteranos com idades entre 40-59 e 60+.

Os atletas que vencem campeonatos da Mongolian Premier League são os atletas que poderão representar o país nas competições internacionais. A maior tacada realizada em uma competição oficial na Mongólia foi de 128 pontos realizada pelo atleta Enkhbaatar Enkhjargal no campeonato de 2018”.

Enkhbaatar Enkhjargal autor da maior tacada feita na Mongólia

O futuro do snooker na Mongólia parece promissor e o secretário geral da associação, Bold está ansioso para ver mais jogadores a praticarem o esporte; “A capital da Mongólia, Ulaanbaatar, tem uma pequena área, mas de 1992 a 2013, cerca de 50 ou mais clubes de sinuca operaram simultaneamente. Os que todos querem na Mongólia é ver seus atletas se tornarem jogadores profissionais e que este maravilhoso jogo, o snooker venha se transformar em um esporte olímpico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem ai a Copa Master.

As inscrições estão abertas para a XXV COPA MASTER. A competição será disputada na modalidade Six Red’s e este é um evento oficial oficial d...