11 de agosto de 2021

O Canadá já foi referencia

Houve uma época que o snooker canadense governou o mundo, os canadenses que estavam no circuito Mundial de Snooker e podiam ser comparados de certa forma como os brasileiros na Fórmula 1 - com as grandes estrelas do esporte, agora completamente ausentes. Três dos atletas do país eram a marca do cenário do snooker mundial no auge da popularidade do esporte - Cliff Thorburn, Kirk Stevens e Bill Werbeniuk.
Bill Werbeniuk
Clif Thorburn na final do mundial de 1980 contra Alex Higgins
Kirk Stevens

Thorburn, que reapareceu após anos com a vitória no Sênior Masters recentemente, foi originalmente aconselhado pelo tricampeão mundial John Spencer a viajar ao Reino Unido para melhorar seu jogo, e foi o que ele fez.

Thorburn, campeão do Sênior Masters

Quando os três chegaram na turnê, logo se destacaram, no entanto, Clif Thorburn emergiria como o talento superior. Durante 14 anos foi um grande sucesso, ele se classificou e se manteve entre a elite do esporte, com seu maior prêmio sendo a vitória no Campeonato Mundial de Snooker de 1980 - o primeiro jogador fora do Reino Unido a fazê-lo. Além disso, Thorburn se tornou o primeiro jogador a compilar uma tacada máxima no Crucible, quando ele alcançou o feito de maneira memorável em 1983.

Ao mesmo tempo, Stevens e Werbeniuk também se tornaram favoritos dos fãs e e estavam em competições, regularmente entre os 16 primeiros, com Stevens também se tornando o jogador mais jovem a chegar às semifinais do Campeonato Mundial e o primeiro a fazer 147 no Masters - o esporte evento de convite de maior prestígio em Londres.

Kirk Stevens durante sua tacada máxima

Durante esse tempo, sua terra natal foi palco de seu próprio torneio profissional. Por mais de uma década, o Canadian Masters atraiu alguns dos maiores nomes do jogo, incluindo Alex Higgins, Steve Davis e Jimmy White, que todos têm um título canadense em seu nome. Parecia que o snooker havia encontrado um novo território para se expandir e que o Canadá estava se tornando um novo campo para futuros talentos do snooker.

Mas não foi assim. Quando Thorburn e Werbeniuk se aposentaram e Stevens saiu de cena, o interesse canadense pelo esporte os acompanhou. Embora o atleta de Quebec Alain Robidoux tenha começado sua carreira totalmente respeitável ao mesmo tempo, ele não teve os mesmos níveis de sucesso de seus compatriotas, nem sua presença no cenário mundial conseguiu manter a popularidade da snooker no Canadá.

Bob Chaperon o ultimo canadense campeão

O último canadense a ganhar um título de classificação profissional foi Bob Chaperon no British Open de 1990. Desde então, o snooker canadense tem estado muito quieto. As tentativas mais recentes de jogadores de snooker do  canadá de entrar no circuito mundial, foram do jogador Alex Pagulayan que tentou fazer m 2014.

O ex-campeão mundial de nine ball não conseguiu passar pelo Q School, mas seus resultados lhe deram algumas oportunidades de competir em eventos profissionais como convidado, embora tenha perdido em todos os quatro encontros em que competiu. No ano seguinte, Roshan Birdi entrou Q School, mas perdeu na primeira rodada do torneio.

Ironicamente, a maior exportação do snooker canadense nos últimos anos não é nem mesmo canadense. Quando adolescente, Marco Fu que é de Hong Kong morou em Vancouver, treinando com Thorburn e Werbenuik, e também competiu em torneios contra eles e alguns dos melhores jogadores do país. Ele credita seu tempo no Canadá como sendo “ uma parte vital do seu desenvolvimento no snooker. ”Fu se profissionalizou em 1998 e, é claro, teve uma carreira de grande sucesso.

Marco Fu treinou no Canadá antes da profissionalização

O snooker ainda existe no Canadá, embora seja muito menor do que já foi. Vários jogadores, incluindo Pagulayan, Tom Finstad e Floyd Ziegler, ainda são altamente competitivos, e o esporte é bem defendido no Canadá por jogadores como Thorburn e Jim Wych, este chegou por duas vezes as quartas de finais do Campeonato Mundial. Além de promover e apresentar o esporte, Wych também ajuda a organizar o maior torneio anual de snooker no Canadá.

Jim Wych

Realizado todos os anos desde 1969, o Canadian National Snooker Championship é atualmente o torneio de sinuca mais prestigioso do país e regularmente vê os melhores jogadores do Canadá entre seus muitos competidores. Brady Gollan, de 53 anos, conquistou o título trinta anos depois de sua primeira vitória.

Com muitos dos jogadores, o snooker ainda é ativo no Canadá, reconhecidamente em seus últimos anos, não está claro o que está por vir no futuro para o snooker canadense. O órgão governante do país está tentando corrigir esse problema trabalhando para fornecer mais oportunidades para jogadores novos e mais jovens entrarem no jogo.

Mesmo assim, parece um longo caminho a percorrer até que surja outro jogador canadense de snooker que, como aqueles que abriram caminho e fizeram historia, possa vencer no competitivo mundo do snooker atualmente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem ai a Copa Master.

As inscrições estão abertas para a XXV COPA MASTER. A competição será disputada na modalidade Six Red’s e este é um evento oficial oficial d...