7 de fevereiro de 2022

Zhao Xintong, é a bola da vez para ser o melhor!

A China anseia por um campeão mundial no snooker desde que Ding Junhui se destacou na adolescência em 2005. Aos 18 anos, Ding derrotou o grande Stephen Hendry para vencer o China Open e parecia inevitável que ele iria reivindicar o maior prêmio do esporte.

Ding campeão do UK Championship de 2019

Mas a glória no Crucible Theatre o iludiu, embora ele tenha chegado muito perto quando foi derrotado por 18 x 14 na final de 2016 por Mark Selby, Ding não correspondeu as grandes expectativas do povo chinês se tratando do campeonato mundial, mesmo vencendo o UK Championship em três oportunidades.

Mas agora a esperança chinesa parece ser depositada Zhao Xintong. Após a exibição deste jovem de 24 anos, para vencer o belga Luca Brecel na final  do UK Championship e conquistar assim seu primeiro título da sua carreira. 

Questionado sobre se pode triunfar em Sheffield, onde está sediado, Zhao disse: "Vou tentar, ainda nesta temporada, quem sabe. Ganhei o UK Championship e agora tudo pode acontecer".

Zhao Xintong vencedor do UK Championship deste ano

O tricampeão mundial Mark Williams disse que jogou contra Zhao quando tinha oito ou nove anos de idade, com o jovem chinês fazendo duas tacadas centenárias em uma partida de exibição televisionada. Ele surpreendeu o campeão mundial de 1997 Ken Doherty em uma rodada de qualifiers do Internacional Championship de 2012,  ele conquistou ainda mais destaque ao bater o hexacampeão mundial Steve Davis por 6 x 1 no ano seguinte. 

Davis disse na BBC Two: "Se ele pode usar isso como um trampolim, ele pode realmente forçar seu caminho para um  jogo com a força necessária para ser vencedor. Davis ainda acrescenta que também acredita que Zhao pode se tornar um favorito do público não apenas por causa de seu estilo de jogo fácil, mas também por sua personalidade envolvente, elogiando Zhao por sua entrevista na TV pós-jogo.

No início do torneio, o grande campeão e sete vezes vencedor do UK Championship Ronnie O'Sullivan disse que Zhao era "incrível" e "nosso Roger Federer".

Ele tem recebido conselhos da lenda da sinuca Jimmy White, que lhe disse para se "concentrar" e o ajudou com seu comportamento ao redor da mesa. "Ele tem as credenciais para ser o primeiro campeão mundial chinês. Todos pensaram que poderia ser Ding, mas quem pode dizer, Zhao pode ser o único a fazê-lo."

Ele chegou a deixar o Main Tour ao final da temporada 2017-18, mas recuperou seu Wild Card imediatamente ao se classificar via na Q School.

Zhao já chegou a uma fase final do Mundial, perdendo na primeira rodada para Mark Selby em 2019, mas agora ele fez o avanços e evoluiu bastante, tanto que já venceu seu segundo titulo, o German Masters.


Um comentário:

Vem ai a Copa Master.

As inscrições estão abertas para a XXV COPA MASTER. A competição será disputada na modalidade Six Red’s e este é um evento oficial oficial d...