3 de março de 2022

A campeã mundial feminina!

 A ascensão de Nutcharut 'Mink' Wongharuthai da Tailândia, campeã mundial de snooker feminina, volta a ascender a uma pergunta que vem sendo feita a cada dia com mais frequência, as mulheres estão pronta para rivalizar com os homens?

Mink já fez história ao ter a primeira tacada máxima oficial registrada por uma mulher

A jovem de 22 anos aprendeu o jogo enquanto esperava pela mãe, que trabalhava como caixa em um salão de sinuca

Quando criança, Nutcharut 'Mink' Wongharuthai relutantemente ficava depois da escola esperando sua mãe terminar de trabalhar em um salão de sinuca tailandês. Mas, avançando uma dúzia de anos, a jovem de 22 anos é agora a campeã mundial de sinuca feminina – uma ascensão esportiva improvável que a colocou firmemente no quadro como uma nova rival para os homens.

Mink se tornou a primeira tailandesa a conquistar o campeonato quando derrotou a veterana belga Wendy Jans por 6 x 5 no dia 15 de fevereiro. Mas sua carreira meteórica, que também já inclui uma vitória no campeonato juvenil e a primeira tacada máxima oficial registrada por uma mulher. Se transformou em coincidência tanto quanto dedicação pot um esporte que na Tailândia está associado a salas de sinuca embriagadas e cheias de fumaça dominadas por homens com uma predileção por jogos apostados.

Mas depois de algum tempo de treino ela teve que decidir entre estudar ou seguir uma carreira no snooker.  Aconteceu que ela não consegui entrar na faculdade…. então começou a jogar sinuca em tempo integral e chegou à seleção. 

O salão de sinuca onde ela aperfeiçoou suas habilidades fica em Saraburi, uma província rural nos arredores de Bangkok. O dono da propriedade é Atthasit Mahitthi, também conhecido como 'Big Saraburi', um ex-jogador tailandês de alto nível, que ajudou a abrir as primeiras portas do jogo para o jovem cujo talento para o esporte rapidamente se tornou aparente, apesar de ter que usar um taco encurtado feito sob medida. .

A vitória de Mink em Sheffield, semanas atrás, a coloca em terceiro lugar no ranking global de jogadoras, logo atrás de Ng Ong yee, de Hong Kong, que ela derrotou nas quartas de final a caminho do título. A holandesa de 31 anos que perdeu a final já se recuperou de sua derrota em grande estilo para se classificar para o Welsh Open ao derrotar o jogador chinês Wu Yize. Foi uma vitória rara para uma mulher no World Snooker Tour, que é dominado por homens. A vitória de Mink no campeonato também lhe dá um ingresso de dois anos para a turnê e uma chance de jogar com homens nos grandes eventos lucrativos.

Nutcharut 'Mink' Wongharuthai jogando uma partida de exibição contra Ronnie O'Sullivan no Hi-End Snooker Club. Ela espera mostrar que o nível feminino está se nivelando, já que as mulheres têm mais oportunidades de praticar o esporte e principalmente competições.

Snooker é para todos… e agora finalmente ela poderá contra homens, de volta a Bangkok com o troféu reluzente à sua frente na mesa e cansada após a viagem, a jovem de 22 anos já estava de volta a sua rotina de treinar oito horas por dia, com uma pausa para a refeição ou uma corrida rápida,  no Hi-End Snooker Club em um subúrbio de Bangkok que a patrocina. Este clube tornou-se uma espécie de referencia  em toda a cena asiática de sinuca, hospedando torneios e exibições com jogadores como Ronnie O'Sullivan.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem ai a Copa Master.

As inscrições estão abertas para a XXV COPA MASTER. A competição será disputada na modalidade Six Red’s e este é um evento oficial oficial d...