8 de julho de 2020

Um trabalho além das tabelas

 A sinuca é muito além de apenas um jogo, é um esporte, é uma arte e falando disso temos o privilégio de termos a atleta e artista plástica Vilma Kano, uma verdadeira guerreira. E segundo ela mesma diz: A sinuca me ajuda muito! É minha válvula de escape. Envolve raciocínio, concentração, exercícios físicos como alongamentos e caminhadas. Tudo isso me ajuda muito no meu tratamento.
 Muitos na sinuca ainda não a conhecem, mas quem a conhece a admira, principalmente pelo seu trabalho e sua história de vida. Vilma convive em primeira pessoa com o câncer desde 2012. E logo abriu a sua ONG, em apoio a  pacientes oncológicos e já ajudou mais de 10.000 pacientes. Em 2017, no seu segundo diagnóstico, ela teve que lutar também contra o luto, pois perdera sua mãe para o câncer de mama, seis dias antes de iniciar o seu próprio tratamento de quimioterapia.
Vilma durante o tratamento
 O tratamento pesado rendeu duas internações, crises de depressão e síndrome do pânico. Mas bastou voltar aos jogos que em um mês o pânico nunca mais voltou a incomodá-la. Ela ressalta que isso foi graças aos amigos do Clube Atlético Indiano, que fizeram vaquinha para pagar suas mensalidades no clube. Em uma das suas nove cirurgias uma galera da sinuca também arrecadou recursos para ajudar a sua ONG. Ela demonstra muita gratidão por tudo isso, pelas pessoas que conheceu na sinuca.
Ela tem muitas vitórias, não só pelas batalhas de sua saúde, mas em sua carreira como Artista Plástica (Vilma também é Designer Gráfica e Publicitária). Com patrocínio privado, ela doou sua escultura Fragmentos Antagônicos ao Parque Cândido Portinari, novo anexo do Parque Villa Lobos. A obra tem 5 metros de altura e é uma homenagem a pacientes oncológicos. “A escultura é um símbolo da luta contra o câncer de mama. Para o parque representa o apoio às ações de prevenção à doença”, destacou Rafaela Di Fonzo, coordenadora de Parques e Parcerias da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Vilma com sua escultura ao fundo
 O câncer não se trata de lutar contra a doença, mas é contra todo um sistema. Ela me tornou de baixa renda e somente agora me aposentei por invalidez.
A escultura Fragmentos Antagônicos no parque Cândido Portinari
 Em seu longo período sem renda, ela passou a fazer arte com recortes de papel. Suas cicatrizes emocionais com a doença. A verba era doada para outras pacientes em início de tratamento. Era o que ela iria deixar para o mundo, mas se tornou uma ONG de sucesso, trabalhando a autoestima pacientes com doações de lenços, bijuterias, maquiagens e perucas. E também o bem estar com atividades físicas gratuitas aos pés de sua escultura Fragmentos Antagônicos. “O caminho é difícil mas a paisagem é linda! Problema todos nós temos, mas onde você dá o foco é que determina a sua jornada!”, finaliza ela.
 A sinuca proporciona a mim a dádiva de conhecer pessoas como a Vilma Kano, mulher, batalhadora, artista. Pessoas assim é que o nosso país precisa conhecer de forma ampla, e para encerrar coloco a frase dela para que sirva de exemplo a todos nós:
Vilma em 2013
CAMPEÃ PAULISTA PRATA
“É com recortes de papel que junto meus próprios pedaços e ajudo milhares de pacientes oncológicos como eu.”

Vilma agora é capitã da equipe feminina de sinuca da Associação Portuguesa de Desportos. Estreou na sinuca em 2011 em 4º lugar no Paulista Feminino. Foi campeã da categoria Prata em 2013, 3º na categoria Ouro de 2014 e 2015, quando parou de jogar. Ela é realmente um destaque na vida por tudo que faz.
Vilma Kano puxa a fila da equipe feminina da Portuguesa
Rui Chapéu e a fã em um evento da Bike Eventos
Ao perguntar o motivo, que apesar de estar em uma situação tão delicada, ainda assim ajudar outras mulheres, ela comenta que deseja deixar um legado. E finaliza: O caminho é difícil mas a paisagem é linda! Problema todos nós temos, mas onde você dá o foco é o que determina sua jornada!
Algumas das obras que a artista Vilma Kano.
 A todos que puderem e quiserem apoiar esta iniciativa tem o site da ONG onde podemos conhecer melhor e se aprofundar ainda mais neste trabalho realmente magnifico (clique no link abaixo).
Se não podemos fazer tudo, mas com certeza podemos ajudar outros a fazer, apoie você também!!

4 comentários:

  1. Parabéns Wilma pelo seu trabalho, pelo que você faz para ajudar os outros , parabéns também pela.sua força pela sua técnica e pela sua garra na sinuca.

    ResponderExcluir
  2. Parabens, eh isso ai, sinuca eh td de bom!

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom o Evento, onde Amigos se reúnem para Apreciar o Esporte

    ResponderExcluir

Vem ai a Copa Master.

As inscrições estão abertas para a XXV COPA MASTER. A competição será disputada na modalidade Six Red’s e este é um evento oficial oficial d...